10 dicas para gestão da inadimplência
A cobrança de dívidas faz toda a diferença para a sobrevivência e crescimento de sua escola. É vital que tenha um processo estruturado para acompanhar os devedores, e constantemente negociar e reduzir a inadimplência. Caso contrário, sua escola corre o grande risco de fechar as portas devendo.
É sabido que quanto mais velho se torna um débito, maior será a dificuldade de cobrá-lo e, maior ainda, de recuperá-lo.
Saiba que se fizer continua e frequentemente a cobrança de inadimplência, seus clientes aprenderão a seguir seus termos de troca.
Uma técnica de cobrança é iniciar a conversa com o devedor perguntando por que ele não pagou. Outra estratégia é ligar no local de trabalho da pessoa. Mas não abuse nas ligações para não cometar algum tipo de assédio.
A seguir, damos 10 dicas para fazer a gestão da inadimplência em sua escola:
1) O importante é cobrar!
O mau cobrador recebe por último.
2) Filtre na entrada…
- Faça análise do perfil financeiro
- Consulta paga SPC/SERASA
- Consulta gratuita de processos judiciais
3) Elabore um bom contrato de serviços:
a) Garanta um contrato (pode ser digital) com assinatura e duas testemunhas.
b) Se possível, um segundo contratante.
c) Formalize condições como:
- Negativação > 90 dias
- Honorários advocatícios
- Perda do desconto em caso de atraso
4) Defina uma régua de cobrança e adapte a estratégia para alunos ativos e inativos.
30 dias, 60 dias, 90 dias, 120 dias, 150 dias de inadimplência
a) Comece com ações preventivas:
- SMS e E-mail são os mais baratos
b) Defina ações diferentes por perfil
c) Diferencie os pais com 1, 2 ou 3+ parcelas em atraso
- Ligações, e-mails, negativação
5) Conheça a real situação do seu cliente:
a) Consulta do perfil financeiro.
b) Entrevista com o pedagógico.
c) Histórico de pagamentos.
d) Histórico de contatos.
6) Esgote as opções de cobrança extrajudicial antes de seguir para o judicial.
Uma ação judicial é cara e morosa!
7) Defina uma política de negociação de débitos:
a) Régua e alçadas de descontos.
b) Parcelamento (dentro do ano letivo).
c) Meios de pagamento (boleto, cartão, dinheiro).
d) Termo de confissão de dívida.
8) Defina uma meta e acompanhe a evolução:
a) Prepare seus relatórios.
b) Tenha métricas claras (inadimplência mensal e acumulada, rolagem de dívida, PDD).
c) Utilize o Excel na falta de um sistema.
d) Comemore suas vitórias com seu time.
9) Defina um responsável e tenha disciplina!
a) Dedique uma pessoa para a função.
b) Pense em incentivos financeiros para a equipe.
10) Não tenha medo de cobrar:
a) Relação com o pai requer zelo, mas não é intocável.
b) Não existe certo ou errado, o que existe é o que funciona para sua escola.
c) Se as ações não funcionarem, não hesite em adaptar a estratégia.
A saúde financeira da escola é o que vai permitir investir mais em educação.