10 dicas para gestão da inadimplência

10 dicas para gestão da inadimplência

10 dicas para gestão da inadimplência

A cobrança de dívidas faz toda a diferença para a sobrevivência e crescimento de sua escola. É vital que tenha um processo estruturado para acompanhar os devedores, e constantemente negociar e reduzir a inadimplência. Caso contrário, sua escola corre o grande risco de fechar as portas devendo.
É sabido que quanto mais velho se torna um débito, maior será a dificuldade de cobrá-lo e, maior ainda, de recuperá-lo.
Saiba que se fizer continua e frequentemente a cobrança de inadimplência, seus clientes aprenderão a seguir seus termos de troca.

Uma técnica de cobrança é iniciar a conversa com o devedor perguntando por que ele não pagou. Outra estratégia é ligar no local de trabalho da pessoa. Mas não abuse nas ligações para não cometar algum tipo de assédio.

A seguir, damos 10 dicas para fazer a gestão da inadimplência em sua escola:

1) O importante é cobrar!

O mau cobrador recebe por último.

2) Filtre na entrada…

  • Faça análise do perfil financeiro
  • Consulta paga SPC/SERASA
  • Consulta gratuita de processos judiciais

3) Elabore um bom contrato de serviços:

a) Garanta um contrato (pode ser digital) com assinatura e duas testemunhas.

b) Se possível, um segundo contratante.

c) Formalize condições como:

    • Negativação > 90 dias
    •  Honorários advocatícios
    •  Perda do desconto em caso de atraso

4) Defina uma régua de cobrança e adapte a estratégia para alunos ativos e inativos. 

30 dias, 60 dias, 90 dias, 120 dias, 150 dias de inadimplência

a) Comece com ações preventivas:

          • SMS e E-mail são os mais baratos

b) Defina ações diferentes por perfil
c) Diferencie os pais com 1, 2 ou 3+ parcelas em atraso

          • Ligações, e-mails, negativação

5) Conheça a real situação do seu cliente:

a) Consulta do perfil financeiro.

b) Entrevista com o pedagógico.

c) Histórico de pagamentos.

d) Histórico de contatos.

6) Esgote as opções de cobrança extrajudicial antes de seguir para o judicial.

Uma ação judicial é cara e morosa!

7) Defina uma política de negociação de débitos:

a) Régua e alçadas de descontos.

b) Parcelamento (dentro do ano letivo).

c) Meios de pagamento (boleto, cartão, dinheiro).

d) Termo de confissão de dívida.

8) Defina uma meta e acompanhe a evolução:

a) Prepare seus relatórios.

b) Tenha métricas claras (inadimplência mensal e acumulada, rolagem de dívida, PDD).

c) Utilize o Excel na falta de um sistema.

d) Comemore suas vitórias com seu time.

9) Defina um responsável e tenha disciplina!

a) Dedique uma pessoa para a função.

b) Pense em incentivos financeiros para a equipe.

10) Não tenha medo de cobrar:

a) Relação com o pai requer zelo, mas não é intocável.

b) Não existe certo ou errado, o que existe é o que funciona para sua escola.

c) Se as ações não funcionarem, não hesite em adaptar a estratégia.

A saúde financeira da escola é o que vai permitir investir mais em educação.

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